O argumento é uma etapa muito importante no desenvolvimento de projetos audiovisuais. Mas você sabe como escrever um argumento de cinema?
Além de servir para a melhor organização do trabalho do roteirista, o argumento também é essencial em qualquer projeto enviado para um edital de incentivo.
E o motivo é simples: o argumento é uma das primeiras coisas que o avaliador vai ler do seu projeto. É a maneira dele se familiarizar com a sua ideia, sem precisar ler o roteiro todo.
Daí a importância de saber escrever um bom argumento. Mas essa não é uma tarefa tão simples quanto parece.
Ao longo deste post, eu vou passar algumas dicas de como você pode escrever o argumento do seu roteiro. Vou listar aquilo que você deve e não deve fazer.
Vou tirar algumas dúvidas que possam surgir ao longo do caminho e apresentar alguns exemplos de argumentos prontos.
Ao final, você se sentirá capaz de escrever os seus próprios argumentos com muito mais segurança.
E, com isso, suas chances de atingir sucesso nos próximos editais de incentivo vão aumentar ainda mais.
Mas não vamos nos adiantar. Antes de mais nada, é preciso entender, exatamente, o que é um argumento.
O que é um argumento de cinema?
A definição de o que é um argumento de cinema é uma das principais dúvidas que surge na cabeça de quem está escrevendo um projeto é. De maneira resumida, é possível dizer que:
O argumento é uma narrativa escrita de forma literária contando tudo o que acontece no roteiro, sem a necessidade de separação por cenas ou diálogos.
É claro que esta definição deixa muita coisa de fora. Mas veja como o edital do Prêmio Catarinense de Cinema apresenta o argumento na categoria de Desenvolvimento de Projeto:
Descrever a narrativa na forma literária, preferencialmente em até 10 (dez) páginas. Não dividir por cenas e não incluir os diálogos. Apresentar personagens e situações dramáticas.
Não é muito diferente da nossa definição, não é mesmo?
É importante destacar que a definição do argumento e, principalmente, o número de páginas, muda de acordo com cada edital. Nada está escrito em pedra.
Mas apesar das diferenças, sempre notamos algumas similaridades. Ou seja, algumas características são comuns ao argumento, independente do edital.
Vejamos, então, quais são essas características.
As características de um argumento
Algumas características mais comuns à escrita de um argumento são:
Tempo presente: assim como no roteiro, toda a escrita do argumento deve acontecer no tempo presente.
Ordem das informações: as informações devem ser apresentadas na mesma ordem que serão apresentadas no roteiro.
Personagens: todos os personagens principais e coadjuvantes devem aparecer no argumento. Se eles têm importância na história, precisam estar aqui.
Ausência de diálogos: alguns roteiristas profissionais até apresentam algumas falas nos seus argumentos, mas isso é bem raro. O melhor é evitar.
História completa: não é o momento de esconder informações para criar curiosidade. Toda a história do roteiro, com começo, meio e fim, deve aparecer no argumento.
Alguns roteiristas gostam de descrever todas essas cenas, mas isso não é necessário.
Só não deixe nenhuma informação importante de fora.
Afinal, se você deixar informações importantes de fora, seu argumento deixará de servir ao seu objetivo.
Para que serve o argumento
Na indústria hollywoodiana, o argumento é uma ferramenta usada pelos roteiristas para tentar vender as suas ideias.
É uma maneira de ilustrar a história do roteiro sem precisar escrever um tratamento completo.
Dentro dessa lógica industrial, o roteiristas normalmente apresentam uma logline para o seu roteiro, seguido de uma sinopse e, posteriormente, um argumento.
O argumento é, portanto, o passo final antes da escrita do roteiro.
Não é, necessariamente, assim que acontece por aqui.
Pessoalmente, eu gosto de escrever o roteiro primeiro. Ou pelo menos fazer uma escaleta mais completa, seguida pelo roteiro.
O argumento acaba ficando para depois.
Ainda assim, eu reconheço que escrever o argumento antes pode poupar muito mais trabalho (e retabalho) no futuro.
Mas algumas manias são difíceis de mudar. Quem sabe no futuro…
Independente de em que momento você vai escrever o seu argumento, é preciso escrevê-lo da maneira correta.
Muita gente acaba confundindo o argumento com a sinopse do filme. Vamos entender, então:
Qual é a diferença entre argumento e sinopse
A sinopse e o argumento compartilham algumas semelhanças. A diferença está na maneira como as informações são apresentadas.
A sinopse é mais curta. Ela resume alguns pontos-chave do filme, como o seu tema e os seus personagens principais. Ela também apresenta um pouco da trama. Mas é só.
O argumento é muito mais completo. Ele apresenta as viradas da trama, as situações principais e todos os personagens de maior importância à narrativa.
Pense da seguinte maneira: a sinopse é aquilo que aparece atrás da capa do DVD do filme. É uma informação simples, sucinta, que passa uma ideia básica do filme.
O argumento, porém, é muito mais amplo. Roteiristas profissionais chegam a escrever argumentos de 50 a 80 páginas antes de partirem para a escrita do roteiro.
Eles fazem isso porque, como trabalham sob contrato, precisam garantir que vão entregar exatamente aquilo que foram contratados a escrever.
Mas não pense que todo argumento deve ter 80 páginas. Este não é o caso. Na maioria das vezes, os argumentos são bem menores.
Qual é o tamanho de um argumento
Conforme eu disse antes, alguns roteiristas escrevem dezenas e dezenas de páginas de argumento. Mas isso varia de roteirista para roteirista, e de projeto para projeto.
Via de regra, não existe um tamanho base para a escrita de um argumento. Tudo depende daquilo que o projeto ou o edital pede.
Aqui no Brasil, é comum que os editais informem o tamanho dos argumentos que eles desejam, nos projetos de desenvolvimento.
O site Studio Binder apresentou uma métrica interessante.
Segundo um ótimo post deles, se você está escrevendo para si (ou seja, se ainda não foi contratado por ninguém), tente manter o seu argumento com menos de 10 páginas.
Porém, o mesmo post afirma que alguns executivos e produtores hollywoodianos pedem argumentos mais longos.
Nesses casos, os argumentos podem ultrapassar 20 páginas, dependendo do projeto.
Existem, portanto, diferenças entre as exigências relacionadas um argumento maior ou menor. De acordo com o site, a divisão se dá da seguinte maneira:
Até 10 páginas: Argumento pouco detalhado, ideal para uma leitura rápida.
De 10 a 20 páginas: Argumento detalhado. Exige uma leitura mais atenciosa.
Mais de 20 páginas: Argumento extremamente detalhado. Contendo todas as informações importantes do filme.
Independente do tamanho do argumento, existem algumas informações que não precisam aparecer ali.
O que não deve constar no argumento
Já falamos que um argumento de cinema deve apresentar uma leitura agradável. Que ele precisa ser atraente ao leitor e contar toda a história do filme.
Vamos nos focar, agora, nas características que não precisam aparecer em um argumento.
Diálogos: já falamos isso, mas é bom reforçar. A não ser que você esteja se referindo a uma fala muito importante do seu personagem, o melhor é não escrever diálogos.
Excesso de detalhes: deixe os detalhes para a escrita do roteiro. Concentre-se apenas na ação. Ou seja, conte o que acontece na trama de maneira sucinta (fonte).
Informações desnecessárias: evite informações que não vão aparecer no roteiro. Não detalhe o que um personagem está pensando ou sentindo se isso não vai aparecer no filme (fonte).
Essas dicas servem tanto para a escrita de um argumento de ficção quanto para um argumento de documentário.
Ainda assim, vamos aprender agora:
Como escrever um argumento de documentário
A escrita do argumento de um documentário é bastante semelhante à ficção.
O argumento do documentário deve detalhar as cenas, os personagens e a estrutura da história a ser contada.
Deve-se utilizar uma voz ativa e ser específico.
Também é importante descrever as principais situações e personagens do seu documentário.
E é igualmente importante que o seu argumento consiga capturar a atenção do leitor.
Leve em consideração que, num projeto de edital, o leitor é o avaliador, ou seja, a pessoa que decide se o seu filme vai acontecer.
Desta forma, o leitor precisa ficar empolgado com a proposta do seu documentário. Ele precisa querer ver essa história na tela (fonte).
Para quem entende inglês, o vídeo abaixo pode ajudar um pouco na escrita de um argumento de documentário.
No vídeo, a documentarista Nina Rosenblum explica as etapas da escrita de um argumento.
Ela fala, por exemplo, sobre a necessidade de responder as perguntas bases de um argumento: Quem?, Onde?, Quando?, O quê?, Por quê? e Como?
Exemplos de argumentos
Como o argumento é uma proposta apresentada para o estúdio, não é tão fácil termos acesso aos argumentos escritos pelos roteiristas profissionais.
Porém, eu fiz uma busca e encontrei alguns exemplos (todos em inglês) para você ler e aprender um pouco melhor.
Conforme pode-se notar, cada argumento apresenta um formato e tamanho diferente. Isso reforça a ideia de que a escrita do argumento depende daquilo que é pedido ao roteirista.
Mas estes exemplos servem para termos uma base de como o argumento é escrito dentro da indústria hollywoodiana. Confira:
Halloween: H20, argumento escrito por Kevin Williamson. Leia aqui.
O Iluminado (The Shining), argumento de 80 páginas!. Leia aqui.
Godzilla (1998), argumento de quatro páginas. Leia aqui.
A Máscara do Zorro (The Mask of Zorro), argumento escrito em 1994, quatro anos antes do lançamento do filme. Leia aqui.
Conclusão
Conforme você viu, não existe uma regra única para escrever um argumento de cinema. Tudo depende daquilo que o projeto está pedindo.
Portanto, sempre leve em consideração para quê você está escrevendo o argumento. Se for para um edital, veja o que o edital pede.
Mas se você estiver escrevendo como forma de preparar a escrita um roteiro feito por conta própria, então seja detalhista. Isso vai lhe poupar trabalho depois.
Independente da sua motivação, lembre-se das informações destacadas aqui. Utilize o tempo presente na sua escrita e não abusar de diálogos.
Lembre-se, também, de descrever a história toda, na ordem em que ela acontece. E apresentar todos os personagens importantes para o desenrolar dessa história.
E, mais importante, torne o seu argumento empolgante para o leitor. Afinal, esse pode ser o diferencial que fará o seu projeto ser realizado.
Por hoje é só. Espero que eu tenha ajudado você a escrever o seu argumento de cinema.
Caso tenha gostado deste post, eu convido você a ler também os posts que eu fiz sobre como escrever uma cena de terror, como escrever uma cena de sonho e como escrever uma conversa telefônica.
E não se esqueça de assinar a nossa newsletter (ali na barra lateral).
Até a próxima. E boa escrita a todos!