Você sabe como escrever uma cena de time-lapse? Já precisou inserir uma cena como esta no seu roteiro? Sentiu dificuldade? Então eu posso te ajudar.
Ao longo deste texto, eu vou simplificar o processo para que você possa escrever uma cena de time-lapse. Para isso, vou usar o exemplo de um filme bastante conhecido.
Vamos analisar uma cena e veremos como o roteirista a escreveu, chegando assim a um método de escrita destas cenas. Ao final, você também será capaz de escrever a sua própria cena de time-lapse.
Antes de começarmos, é importante explicarmos:
O que é time-lapse?
Time-lapse (ou lapso temporal) é uma técnica na qual um processo lento é exibido em uma velocidade muito maior do que a normal (fonte).
Um exemplo disso é esta imagem abaixo:
O processo de amanhecer demora muito mais tempo do que o mostrado na imagem. Porém, o time-lapse acelera esse processo.
Uma vez que já entendemos o que é um time-lapse, vamos ver como esse tipo de cena funciona no cinema.
Exemplo de cena de time-lapse – Adaptação
Uma cena do filme Adaptação, escrito por Charlie Kaufman e dirigido por Spike Jonze, exemplifica bem o que é um time-lapse no cinema. Na cena, vemos um orquídea florescendo. Mais ou menos assim:
E a escrita de Kaufman para a cena é bastante simples. Em seu roteiro, ele escreve apenas que: “Uma gloriosa orquídea laranja de pétalas grandes floresce em time-lapse.”
Ou seja, ele só precisou identificar, no texto, que se tratava de uma cena de time-lapse.
Conclusão
Conforme pudemos notar, o método para escrever uma cena de time-lapse é bastante simples. Basta descrever, no roteiro, o momento em que você quer que isso aconteça.
O uso mais comum deste recurso é quando queremos apontar uma rápida passagem de tempo, como o amanhecer de um novo dia ou um rápido anoitecer.
Lembre-se de sempre avaliar a real necessidade do uso deste recurso. Não encha o seu roteiro de cenas de time-lapse. Este recurso não funciona tão bem quando utilizado em excesso.
Por hoje é só. Espero que eu tenha ajudado você a escrever a sua cena de time-lapse.
Caso tenha gostado deste post, eu convido você a ler também os posts que eu fiz sobre como escrever uma cena de terror, como escrever uma cena de sonho e como escrever uma conversa telefônica.
E não se esqueça de assinar a nossa newsletter (ali na barra lateral).
Até a próxima. E boa escrita a todos!