Sabe quando a Fleabag conta os seus segredos para o público? Ou quando o Deadpool faz piadas para a câmera? Tal recurso, conhecido como quebra da quarta parede, é bastante comum. Mas você sabe como escrever uma cena assim?
Para escrever uma cena em que o personagem fala com a câmera deve-se apontar no roteiro para onde é direcionada a fala. Isso pode ser feito antes da fala (como forma de ação) ou em parênteses abaixo do nome do personagem.
Independentemente da maneira que você use esse recurso, o importante é que fique claro para o leitor que a fala é direcionada à câmera e não para um personagem.
Ao longo deste post, eu vou ensinar como se deve formatar corretamente uma cena em que há a quebra da quarta parede. Para isso, eu vou:
- Analisar uma cena da série Fleabag em que é utilizado esse recurso,
- Verificar como essa cena foi estruturada no roteiro e, por fim,
- Compreender como o recurso da quebra da quarta parede funciona dramaticamente na série.
Ao final, eu espero que você esteja pronto para escrever a sua própria cena em que um personagem fala com a câmera. Mas antes, é importante explicar:
O que significa quebra da quarta parede
A quarta parede é um termo que vem do teatro e representa o local onde o público se encontra. No cinema, o termo tem como referência a localização da câmera dentro daquele ambiente.
Quebrar a quarta parede significa reconhecer a presença da câmera e, consequentemente, do olhar do público diante do filme. É uma maneira de expor a “farsa” do audiovisual.
Imagine, por exemplo, o apartamento de Friends. Existem três paredes que nós conseguimos enxergar (no fundo e nas laterais), mas a quarta parede é aquela onde fica a câmera.
Dentro do universo narrativo, os personagens acreditam na existência daquela parede, por mais que ela não exista. Porém, em alguns casos, os personagens “quebram” essa parede.
O vídeo abaixo mostra vários exemplos de quebra da quarta parede no cinema. Confira:
Conforme pode-se notar, existem diferentes maneiras de realizar essa quebra, sendo a mais comum o diálogo entre o personagem e o público.
Quando o protagonista olha para a câmera, ele reconhece a presença do equipamento. É a sua maneira de nos dizer que aquilo “é apenas um filme”, que nada é real.
Tal lógica metalinguística é bastante explorada no cinema e na TV, sendo a série Fleabag um dos grandes exemplos recentes do uso de recurso. Vejamos então como isso funciona na série analisando a:
Cena em que Fleabag fala com a câmera
A série de TV Fleabag ganhou diversos prêmios por seus personagens cativantes, seus diálogos ágeis e inteligentes, sua mistura de drama e comédia, e suas situações absurdas.
Mas o recurso mais marcante da série é o diálogo da protagonista com o público.
A criadora, roteirista e protagonista da atração, Phoebe Waller-Bridge, estabelece esse recurso narrativo logo no episódio piloto, e o mantém ao longo de toda a série.
Na primeira aparição da personagem (que pode ser vista no início do vídeo, abaixo), nós já a vemos conversando com a câmera. Confira:
Agora vamos analisar como Waller-Bridge escreveu essa cena:
Repare como a roteirista aponta o direcionamento da fala antes mesmo de o diálogo começar. Ela explica que a personagem “se virou para a câmera”.
Com base nessa informação, sabemos que a fala a seguir será direcionada ao público. Isso é fácil de deduzir numa cena em que não há mais nenhum personagem presente.
É por isso que Waller-Bridge usa um recurso diferente quando o olhar da protagonista se altera entre um personagem e a câmera; ela coloca o direcionamento da fala entre parênteses.
Assim, não há dúvida de para quem ela está falando em cada momento.
Agora que já compreendemos como devemos escrever uma cena em que o personagem fala com a câmera, vamos compreender para que serve esse tipo de cena.
Continuaremos no exemplo de Fleabag, desta vez analisando:
Para quê serve a quebra da quarta parede em Fleabag
O objetivo deste recurso, em Fleabag, é estabelecer uma maior intimidade entre público e personagem. Esse objetivo é atingido através da revelação dos segredos da protagonista.
No seu diálogo conosco, compreendemos a sua maneira de pensar e enxergamos a verdade por trás dos seus atos. Sua proximidade conosco é muito maior do que com os demais personagens.
Isso fica claro na maneira como a roteirista estrutura a cena. Depois que FLEABAG e o CARA QUE VOCÊ GOSTA começam a se beijar, eles vão para o quarto.
Nesse momento, Phoebe Waller-Bridge explica que “ela fala conosco durante” o ato. Isso estabelece ainda mais intimidade.
Não é mais com a câmera que ela está falando; é conosco.
Conclusão
Conforme vimos, o recurso de quebra da quarta parede (ou de um personagem que fala com a câmera) é bastante simples de ser incorporado no seu roteiro.
Basta indicar quando o personagem está falando com a câmera. Essa indicação por vir na forma de descrição da ação ou entre parênteses, durante o diálogo.
Não existe uma regra para isso, porém a minha sugestão é descrever na ação quando o personagem estiver sozinho e entre parênteses quando houverem mais pessoas na cena.
Por hoje é isso. Espero que eu tenha tirado as suas dúvidas sobre como escrever uma cena em que o personagem fala com a câmera.
Caso tenha gostado deste post, leia também os posts que eu fiz sobre como escrever uma cena de terror, como escrever uma cena de sonho e como escrever uma conversa telefônica.
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Até a próxima. E boa escrita a todos!