Sabe quando a Fleabag conta os seus segredos para o público? Ou quando o Deadpool faz piadas para a câmera? Tal recurso, conhecido como quebra da quarta parede, é bastante comum. Mas você sabe como escrever uma cena assim?

Para escrever uma cena em que o personagem fala com a câmera deve-se apontar no roteiro para onde é direcionada a fala. Isso pode ser feito antes da fala (como forma de ação) ou em parênteses abaixo do nome do personagem.

Independentemente da maneira que você use esse recurso, o importante é que fique claro para o leitor que a fala é direcionada à câmera e não para um personagem.

Ao longo deste post, eu vou ensinar como se deve formatar corretamente uma cena em que há a quebra da quarta parede. Para isso, eu vou:

  • Analisar uma cena da série Fleabag em que é utilizado esse recurso,
  • Verificar como essa cena foi estruturada no roteiro e, por fim,
  • Compreender como o recurso da quebra da quarta parede funciona dramaticamente na série.

Ao final, eu espero que você esteja pronto para escrever a sua própria cena em que um personagem fala com a câmera. Mas antes, é importante explicar:

O que significa quebra da quarta parede

A quarta parede é um termo que vem do teatro e representa o local onde o público se encontra. No cinema, o termo tem como referência a localização da câmera dentro daquele ambiente.

Quebrar a quarta parede significa reconhecer a presença da câmera e, consequentemente, do olhar do público diante do filme. É uma maneira de expor a “farsa” do audiovisual.

Imagine, por exemplo, o apartamento de Friends. Existem três paredes que nós conseguimos enxergar (no fundo e nas laterais), mas a quarta parede é aquela onde fica a câmera.

Dentro do universo narrativo, os personagens acreditam na existência daquela parede, por mais que ela não exista. Porém, em alguns casos, os personagens “quebram” essa parede.

O vídeo abaixo mostra vários exemplos de quebra da quarta parede no cinema. Confira:

Conforme pode-se notar, existem diferentes maneiras de realizar essa quebra, sendo a mais comum o diálogo entre o personagem e o público.

Quando o protagonista olha para a câmera, ele reconhece a presença do equipamento. É a sua maneira de nos dizer que aquilo “é apenas um filme”, que nada é real.

Tal lógica metalinguística é bastante explorada no cinema e na TV, sendo a série Fleabag um dos grandes exemplos recentes do uso de recurso. Vejamos então como isso funciona na série analisando a:

Cena em que Fleabag fala com a câmera

A série de TV Fleabag ganhou diversos prêmios por seus personagens cativantes, seus diálogos ágeis e inteligentes, sua mistura de drama e comédia, e suas situações absurdas.

Mas o recurso mais marcante da série é o diálogo da protagonista com o público.

A criadora, roteirista e protagonista da atração, Phoebe Waller-Bridge, estabelece esse recurso narrativo logo no episódio piloto, e o mantém ao longo de toda a série.

Na primeira aparição da personagem (que pode ser vista no início do vídeo, abaixo), nós já a vemos conversando com a câmera. Confira:

Agora vamos analisar como Waller-Bridge escreveu essa cena:

Roteiros de Fleabag, exemplo de cena em que personagem fala com a câmera
Fonte

Repare como a roteirista aponta o direcionamento da fala antes mesmo de o diálogo começar. Ela explica que a personagem “se virou para a câmera”.

Com base nessa informação, sabemos que a fala a seguir será direcionada ao público. Isso é fácil de deduzir numa cena em que não há mais nenhum personagem presente.

É por isso que Waller-Bridge usa um recurso diferente quando o olhar da protagonista se altera entre um personagem e a câmera; ela coloca o direcionamento da fala entre parênteses.

Assim, não há dúvida de para quem ela está falando em cada momento.

Agora que já compreendemos como devemos escrever uma cena em que o personagem fala com a câmera, vamos compreender para que serve esse tipo de cena.

Continuaremos no exemplo de Fleabag, desta vez analisando:

Para quê serve a quebra da quarta parede em Fleabag

O objetivo deste recurso, em Fleabag, é estabelecer uma maior intimidade entre público e personagem. Esse objetivo é atingido através da revelação dos segredos da protagonista.

No seu diálogo conosco, compreendemos a sua maneira de pensar e enxergamos a verdade por trás dos seus atos. Sua proximidade conosco é muito maior do que com os demais personagens.

Isso fica claro na maneira como a roteirista estrutura a cena. Depois que FLEABAG e o CARA QUE VOCÊ GOSTA começam a se beijar, eles vão para o quarto.

Nesse momento, Phoebe Waller-Bridge explica que “ela fala conosco durante” o ato. Isso estabelece ainda mais intimidade.

Não é mais com a câmera que ela está falando; é conosco.

Conclusão

Conforme vimos, o recurso de quebra da quarta parede (ou de um personagem que fala com a câmera) é bastante simples de ser incorporado no seu roteiro.

Basta indicar quando o personagem está falando com a câmera. Essa indicação por vir na forma de descrição da ação ou entre parênteses, durante o diálogo.

Não existe uma regra para isso, porém a minha sugestão é descrever na ação quando o personagem estiver sozinho e entre parênteses quando houverem mais pessoas na cena.

Por hoje é isso. Espero que eu tenha tirado as suas dúvidas sobre como escrever uma cena em que o personagem fala com a câmera.

Caso tenha gostado deste post, leia também os posts que eu fiz sobre como escrever uma cena de terrorcomo escrever uma cena de sonho e como escrever uma conversa telefônica.

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Até a próxima. E boa escrita a todos!